quinta-feira, 25 de julho de 2013

Deus e o Propósito da Mulher

por Leonardo Felipe

"A longa jornada da Mulher em prol da plena realização de seu propósito" 

O mês de março é considerado o mês das mulheres - pois é nesse mês, no dia 8 de março, que se comemora, no mundo inteiro, o Dia Internacional da Mulher. Entretanto, seu papel e seu propósito são muito maiores que uma data. Quando o Dia Internacional da Mulher foi criado, buscava-se estabelecer uma data comemorativa, com fim de celebrar as conquistas da mulher, além de se divulgar as persistentes situações de abuso, exploração e desigualdade da mulher.

O Israel Bíblico considerava os homens mais importantes do que as mulheres. (Exemplo):
- No Pentateuco é sugerido que uma mulher valia a metade de um homem (Lev.27:1-8);
- A mulher era ensinada desde a infância a somente cuidar da casa, servir o marido, ter e criar filhos. Não eram dadas outras opções. E se a mulher não casava ou não tivesse filhos, era tida como amaldiçoada (Gn.3:16).
- O homem podia divorciar-se da esposa: "Por ter ele achado coisa indecente nela". Mas, à esposa não era permitido divorciar-se do marido por nenhuma razão (Dt.24);
- O homem podia fazer um voto religioso e esse voto era válido e respeitado. Mas, o voto feito por uma mulher podia ser anulado por seu pai ou marido (Nm.30);
- O pai podia vender os filhos (homem e mulher) para pagar dívida. O filho podia se liberto após 6 anos de trabalhos como escravo. Mas, a filha não (Êx.21:7/Lev.25:40);
- Homem e mulher apanhados no ato de adultério deviam "ambos" morrer apedrejados (Dt.22). Mas, os fariseus em João 8:3-11 arrastaram apenas a mulher pega em adultério para ser apedrejada;
- O hebreu (patriarca) poderia tomar para si mais de uma esposa. As mulheres nos já sabemos que não.
É importante lembrar e dizer:
Na Bíblia existem mais exemplos como estes. Mas, isso não quer dizer que as Escrituras defendem essa visão e situação da mulher. A Bíblia mostra e demonstra os erros na integra para, mostrar nossa imperfeição, capacidade destrutiva e erros que devemos evitar.


Façamos um salto no tempo... do Israel Bíblico e a nossa atualidade...
Qual tem sido a realidade da mulher nos nossos dias?
- Segundo a ONU: 75% dos analfabetos que vivem no mundo são mulheres;
- A OTI (Organização Internacional do Trabalho): Informou que as mulheres representam 60% dos pobres/miseráveis do mundo;
- A OMS (Organização Mundial de Saúde): Divulgou que quase 60% de todos os infectados com AIDS na África são mulheres;
- O FBI, CIA, Interpol e etc: Declararam que de 2000 a 2006 o tráfico de mulheres e meninas para prostituição/pedofilia e outras aberrações - atingiu crescimento de até 30% em regiões como Ásia, África e Américas do Sul e Central;
- A OTI ainda lembra que 40% das trabalhadoras no mundo ocupam posições precárias de trabalho, ou seja, no exercício da atividade profissional correm risco de morte e saúde;
- O DIEESE informou que na média as mulheres brasileiras recebem 60% do que recebe um homem na mesma função no Brasil. E essa situação é quase global;
- O IBGE divulgou que dos cargos federais de confiança (Gerência, Superintendência, Diretoria, Ministro e etc) apenas 13% são ocupados por mulheres;
- De acordo com a ONU: a cada 1 hora, cerca de 2 milhões de mulheres são estupradas no mundo;
- A cada 20 minutos 1 mulher é espancada no mundo;
- Em média 80 mil mulheres morrem por ano vítimas de alguma destas violências.

Diante dessas informações:
1) Qual foi o propósito de Deus para as mulheres na Criação (Gn.1:27-28)
# A passagem de Gênesis 1:27-28 mostra duas coisas a respeito das mulheres.
> A mulher, bem como o homem, foi criada à imagem de Deus. Deus não criou a mulher para ser inferior ao homem; ambos são igualmente importantes.
> Também se esperava que a mulher tivesse autoridade sobre a criação de Deus. Homem e mulher devem compartilhar esta autoridade - ela não pertence apenas ao homem.

No capítulo 2 de Gênesis, verso 18 à 25, podemos conhecer como se desenvolvem o início da participação da mulher.
- Deus criou: Universo; a Terra; a humanidade, através de Adão; a Natureza e orientou Adão para cuidar do Jardim do Éden, para não comer o fruto de uma árvore e assim não o desobedecê-lo.
Porém, a vida de Adão estava sem graça! Dormia sozinho, comia sozinho, não tinha ninguém para conversar, um monte de flores e ninguém para oferece-las, ninguém para conviver. Sua existência estava incompleta.
- Deus observando tudo aquilo. Deus que é bom. Resolveu criar uma auxiliadora idônea (Gn.2:18).
A mulher é criada dentro do Jardim do Éden, dentro desse ambiente, com flores e seu perfume, plantas majestosas, esse ambiente dá a feminilidade da mulher.
Deus toma uma costela de Adão e dela cria Eva. Esse relato mostra como a mulher é importante para o homem - e como o homem é importante para a mulher. Ele é parte de seu próprio ser, e sem ele a mulher é incompleta e sem ela o homem é incompleto.

2) Deus reafirma seu propósito para as mulheres ao longo da história.
# Após o pecado de Adão e Eva, Deus diz a Eva que: "O teu desejo será para o seu marido, e ele te governará" (Gn.3:16). Foi, portanto, dito às mulheres que obedecessem a seus maridos. Essa orientação permaneceu até o novo testamento. Quando Paulo diz às esposas cristãs "sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor" (Ef.5:22).
Embora a mulher deve obedecer ao marido, ela não era inferior a ele. Significa, que ela deve estar disposta a deixar que Ele dirija.
Na verdade, Paulo exigiu submissão tanto da parte do marido como da esposa, "sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef.5:21)".
Em outra carta, Gálatas 3:28, o apóstolo declara claramente que não há diferença de status em Cristo entre homem e mulher. "Não pode haver judeu nem grego, nem escravo nem liberto, nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."

Por certo a Bíblia relata a história de mulheres como Miriã, Débora e Ester - que foram mais do que boas esposas - foram líderes religiosas e políticas que comprovaram ser capazes de conduzir a nação tão bem quanto qualquer homem;
As leis sugeriam que homens e mulheres deveriam ser tratados como iguais. Filho "honra pai e mãe" de maneira igual;
O homem que erradamente tomasse outra esposa, era obrigado a cumprir com todas as obrigações conjugais;
O homem culpado de crime de estupro devia ser morto por apedrejamento (Dt.22:23-27);
Na galeria dos heróis da fé estão duas mulheres: Sara e Raabe (Hb.11);
Ana mãe de Samuel - foi um exemplo piedoso de mãe (1Sam.1);
Maria, mãe de Jesus - é outro exemplo de mulher e mãe piedosa (Lc.1:46-55);
O apóstolo Paulo lembra Timóteo a bondade de sua mãe e sua avó como responsáveis por ele ter recebido o evangelho (2Tim.1:5).

3) O Propósito da mulher consolidado em Cristo.
O respeito, consideração e tratamento de Jesus pelas mulheres era algo surpreendentemente novo:
Jesus recebeu mulheres como companheiras de ministério;
Ele incentivou Marta e Maria a se sentarem a seus pés como discípulas (Lc.10:38-42);
Durante os três anos de seu ministério Jesus contou com a contribuição para manter seu ministério (Lc.8:2-3);
Várias mulheres deram exemplo de fé em Cristo:
- A mulher samaritana na fonte de Jacó (João 4);
- A mulher com hemorragia e sua fé (Marcos 5);
- A mulher siro-fenícia (Marcos 7);
- A oferta da viúva pobre (Marcos 12);


Nos momentos mais importantes de Cristo as mulheres estavam próximas DEle.
* No momento da Crucificação:
- Os discípulos negaram e fugiram, na maioria, exceto João (discípulo amado);
- As discípulas permaneceram com Cristo até o último suspiro, aos pés da cruz. Deram exemplo de Coragem e Compromisso.
* Na Ressurreição:
- Após o terceiro dia foram as mulheres que voltaram ao sepulcro de cristo;
- Foram as mulheres as primeiras pessoas a ver o túmulo vazio e além disso, as primeiras a ver o mestre ressurreto.

As mulheres tem um grande papel e propósito para Deus.
A mulher atual não perdeu esse papel deixado por Deus. Ao olharmos a mulher contemporânea - vemos na Bíblia um bom exemplo igual (Pv.31)  através da "mulher virtuosa". Uma mulher articulada, competente, esposa, mãe, administradora, quase uma regente com tantas atividades e compromissos.

A mulher é imagem e semelhança de Deus como o homem é.
A mulher foi, é e sempre será, como o homem é, parte singular na criação.
A mulher é!

Um comentário: