segunda-feira, 6 de julho de 2015

Boas Novas na 7ª Arte - MAD MAX e a Estrada da Fúria.

por leonardo Felipe

A mais de 20 anos assisto filmes na grande tela (preferencialmente) e na TV. Sou viciado, cinéfilo mesmo. E inspirado por um mentor distante (Pr Marcos Botelho) e por um Professor Lisandro Nogueira, resolvi colocar publicamente minhas reflexões, indagações, comentários e dúvidas que vários filmes me provocam.
Esses textos terão o propósito de perceber, apontar e interpretar algumas obras do cinema à luz das Boas Novas, da Bíblia e da Teologia Cristã Ortodoxa Integral.
Não sou critico de cinema!

MAD MAX - A Estrada da Fúria
Se não viu no cinema deveria ter visto, pois, acredito que as cenas e a fotografia perdem um pouco a força quando forem pra telinha (tv).
A produção, contextualização, cenário, atuação dos artistas, roteiro, montagem e edição ficaram muito bons. A trilha sonora (usando a fala do meu manó Thimóteo) "te coloca dentro do filme".
Destaque pra atuação dos dois protagonistas Charlize Theron (Furiosa) e Tom Hardy (Mad Max). Ambos deram muita força à obra, mas destaco a atuação de Charlize, sua atuação foi incrível.

Contexto Anterior
Esse filme é um remake da trilogia MAD MAX que tinha como ator principal Mel Gibson. Muita gente mais nova que assistiu e gostou não sabia.
Max é um policial rodoviário que teve sua família brutalmente assassinada por uma gangue de motociclistas (1º filme da série). A terra entra em colapso sem combustível e depois de uma guerra nuclear apocalíptica quase toda a terra vira um deserto, sobrando apenas alguns poucos sobreviventes que vivem em disputas e confrontos violentos principalmente por causa de combustível (2º filme). Max desde o final do filme 1 um passa a viver errante pelas estradas e desertos sobrevivendo como pode e sempre acaba envolvido numa situação em que será um salvador ou redentor de um grupo indefeso é fraco. No 3º filme Max acaba sendo preso por uma sociedade organizada, mas tomada pela barbárie. Nos três primeiros filmes e nesse último Max sempre termina o filme sozinho milagrosamente vivo enquanto um grupo que ele estava ajudando consegue se salvar.
O Filme
 Nesse remake Max vivido por Tom Hardy divide o protagonismo com Furiosa (Charlize Theron) e pra mim ela rouba a cena, numa atuação muito boa.
Max usando o mesmo modelo de carro (claro que envelhecido) dos dois primeiros filmes é capturado por uma outra sociedade pôs apocalíptica, totalmente barbárie, desigual, desumana, exploradora, tomada de misticismo e crenças opressoras, e torna-se um escravo. Nesse lugar quem controla a água e não os combustíveis é considerado e se afirma como Deus (Immortal Joe) um homem envelhecido doente.
Furiosa que era uma líder se rebela contra o "Immortal Joe" e foge com as esposas desse sádico líder num comboio de veículos chamados de máquinas de guerra (conceito surgido no 2º filme) para um lugar chamado Vale Verde das Mães.
Na fuga e perseguição (muitas cenas violentas) Max é usado como uma espécie de Bolsa de sangue, de um dos garotos de guerra do exército suicida do sádico Immortal Joe.
Com muita morte, acidente e sofrimento Max, Furiosa e as esposas de Immortal Joe conseguem fugir e escapar. Nos raros momentos de tranquilidade Max e Furiosa fazem um diálogo que me fez refletir e ver todo o filme diferente. Ele disse que era um erro ter esperança quando não a possibilidade de mudar e que isso na verdade matava a pessoa aos poucos. Quando Max pergunta o que Furiosa procurava fazendo todo aquele esforço e luta, ela lhe responde: "Redenção!"
Frustrados pois, o sonhado Vale Verde se tornou um lugar fétido e envenenado, Max diz a furiosa que a Redenção estava justamente onde elas estavam fugindo, pois é na Cidadela que existe água, plantas e alimento. Com a ajuda de mulheres sábias sobreviventes do Vale Verde das Mães Eles voltam com a máquina de guerra enfrentam o Immortal Joe e seu exército suicida vencem a batalha milagrosamente. Desmentem a imortalidade do sádico perante os habitantes da cidadela e tem assim a oportunidade de recomeçar, distribuído igualitariamente às fontes e reservas naturais de Água.

As Boas Novas no filme
 O filme tem uma história e um enredo que ultrapassa um filme de ação e violência. Mas, o que me fez perceber a boa nova nessa obra da 7ª arte foram algumas coisas:
  1. O objetivo da personagem Furiosa em fazer aquela jornada tão dura, perigosa e cruel; para obter redenção provavelmente de tudo o que fez de ruim anteriormente. Redenção é um conceito originariamente cristão em que alguém é resgatado, redimido, salvo e liberto de uma condição ou situação de condenação, perdição e maldição.
    Independente de nossa jornada, do passado, dos problemas e da situação atual provavelmente uma vontade de encontrar ou buscar redenção do que fizemos ou fazemos sempre existirá.
    Essa vontade de redenção da personagem foi tão forte que levou Furiosa a ir contra o sistema, contra tudo e contra todos. Furiosa não quis mais seguir ou ser conivente com o sistema opressor que fazia parte e até ajudou a construir.
    Nossa redenção É Jesus Cristo. Ele, nos oferece a redenção por meio de sua morte e ressurreição. Cristo é o nosso redentor! Ele nos redimiu da condenação e maldição do pecado que estávamos destinados.
    A nossa redenção também ocorre numa jornada ou caminhada. E o caminho dessa jornada é Jesus Cristo (João 14:6). Nossa jornada nesse caminho é cheia de perigos e dificuldades (João 16:33).
  2.  Max é um ermitão que desiludido e atormentado pelo passado tenta se isolar de tudo e todos e procura sobreviver aos percalços que a vida lhe traz. Max desde o segundo filme da primeira série, foge de seu chamado e vocação como o Profeta Jonas e vai vive desiludido como o Profeta Jeremias.
    Max nesse filme cai de paraquedas e procurou apenas sobreviver ao caos que foi submetido. Max é como um discípulo e vocacionado por Cristo que não pode viver apenas para sobreviver. Max é um vocacionado e como tal deveria assumir seu chamado. Quando Max percebe a entrega e propósito maior de Furiosa, Ele assume sua vocação e chamado para levar aquele grupo frágil ao seu propósito maior.
  3. Outra coisa que me chamou a atenção foi o personagem do "Imortal Joe" que sustentava para seus liderados a condição de imortal e divino.
     "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão." (Mateus 24:35). Exceto o Senhor, ninguém ou nenhuma instituição são eternos. Todos somos limitados pelo tempo e pela senhora morte. Qualquer líder que queira se perpetuar vai contra essa premissa da palavra de Deus; e quase todos começam a fazer ou exercer um domínio ditatorial e autoritarista. Mas, como o filme mostrou na tentativa de manter seu império e cidadela Imortal Joe experimenta a morte e seu fim.
  4. A redenção e a sobrevivência do Grupo de Max e Furiosa, foi voltar para cidadela enfrentado os perigos e o exército de Imortal Joe. Quase sempre nossa redenção vai nos levar a enfrentar nossos fantasmas e monstros internos. Um vício, por exemplo, muitas vezes só é vencido numa jornada interior cheia de lutas dificuldades, tropeços, recomeços, desencontros e tentativas. Enfrentar é muitas vezes assumir a necessidade, a fraqueza, uma queda e um distúrbio. Furiosa e sua caravana foi ao encontro de seu algoz para conseguir a redenção. Nós, temos um consolador e auxiliador (Espírito Santo) para enfrentar nossa jornada de lutas e dificuldades. 
  5. Nossa jornada só é possível em conjunto, quando temos unidade no propósito que buscamos. A Caravana de Max e Furiosa era frágil, menor é mais inexperiente, mas tinham unidade e estavam lutando um pelo outro e isso trouxe o êxito na busca da redenção. Nossa jornada só é possível quando estamos juntos; como disse Labieno Filho, sozinho se vai mais rápido, mas juntos se vai mais lento e mais longe.

Redenção; Chamado e Vocação; a Implacável força do Tempo; o Enfrentamento dos problemas e crises internas; e a Necessidade de um trabalho em conjunto. Esses são pontos no filme em que percebi lampejos ou fortes indícios do evangelho ou das boas novas no filme.

Até o próximo filme fica na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário