segunda-feira, 23 de maio de 2016

O exemplo do campo na Unidade

por: Leonardo Felipe

"Pois eu quero muito vê-los, a fim de repartir bênçãos espirituais com vocês para fortalecê-los, quer dizer, para que nos animemos uns aos outros por meio da fé que vocês e eu temos." (Rm.1:11-12)
A Individualidade e o Hedonismo infelizmente são marcas recorrentes em várias igrejas e denominações evangélicas de nossa contemporaneidade. Nesse ritmo, e sobre essa ótica, temos visto cada vez mais divisão – e não a unidade diversificada – marcar o segmento cristão evangélico brasileiro. Essas duas visões de mundo são oriundas do lado externo das igrejas principalmente nesse período pós-moderno.
Nossas comunidades, que inicialmente foram marcadas por “... tudo, porém, lhes era comum...”, mantiveram num tempo bem presente essa caraterística, quando ainda se viviam na zona rural ou sobre a influência mais próxima desse estilo de vida no campo. A crescente urbanização acelerou esse processo de influência negativa do hedonismo e individualização.
Algumas práticas das comunidades rurais se assemelham aos mesmos princípios que o Apóstolo Paulo propõe nos dois versículos que destacados da carta de romanos – e que vem sendo extintos em nossos grupos. Práticas como mutirão; partilha de produtos, produção e doação de serviços e bens eram comuns sobre tudo entre as pequenas propriedades rurais e servem como excelentes analogias para nossos dias à luz do que Paulo escreveu.
Paulo escreve essa epístola aos membros da igreja de Roma. Ele não conhecia pessoalmente essa Igreja, porém já sabia da elevada e renomada qualidade da fé dessa comunidade (Igreja) (v.8). E mesmo sem os conhecer, Paulo escreve e dedica sua principal carta. Paulo faz sua carta mais elaborada (um compêndio teológico) para um povo (igreja) que não tinha vínculos com ele e que não havia plantado. Conheço poucas pessoas que, como Paulo, se dedicam a escrever e deixar literatura de qualidade e relevância sem se preocupar com o que vai lucrar. Gente que dedica tempo escrevendo os insights de Deus entregando literatura relevante e doa o que é arrecadado em favor de uma causa nobre como a unidade da igreja; ou pessoas que dedicam tempo revisando textos e traduzindo num trabalho silencioso. Isso é viver pela unidade.  
Paulo ansiava visitá-los, vê-los e conhecê-los (v.10-11); para partilhar (v.11) e receber (v.12); confortar e ser confortado (v.12); animar e ser animado (v.12). Paulo sabia algo que São Francisco diria depois de séculos “que é dando que se recebe”. Paulo entendia que na atividade ministerial de partilhar as boas novas do Reino, ele também recebia de volta. Nas propriedades rurais existia muito e ainda existe o entendimento de coletividade, parceria e unidade. É comum ainda ver nas pequenas propriedades o senso de comunhão.
 Quando meus pais tinham um sítio próximo a Goiânia, vi algumas vezes eles receberem um pedaço de carne de um novilho, porco ou outro animal de rebanho dos vizinhos ou um pouco de algum produto de lavoura recém-colhido dos mesmos; e eles assim também o faziam. Outro fato corriqueiro eram os mutirões de serviço. Na época de plantação, vacinação dos animais ou colheita os vizinhos se juntavam e organizavam até uma agenda de atividade para atender as demandas de cada um. Uniam-se para alugar maquinas e comprar insumos para baratear o preço.
         Paulo sabia que não era sua presença e capacidade que faria diferença, mas a palavra partilhada e a comunhão entre os justos que traz a graça, presença, esperança e o reino. Em tempos de divisão e hedonismo é difícil viver unidade cristã respeitando a diversidade. Pedro Dulci disse que se tentarmos seguir nossa caminha sozinhos estaremos fadados a morrer, porque nossa caminhada só é possível na unidade do corpo de Cristo. Assim como os proprietários de pequenas propriedades só sobreviviam trabalhando juntos e servindo uns aos outros precisamos entender esse principio de unidade e lutar contra esse individualismo hedonista da pós-modernidade urbanizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário