domingo, 23 de outubro de 2016

Vovó Maria Felipe


Ela faria 100 anos nesse mês, mais especificamente dia 24 de outubro. Já fazem 5 anos que ela está com Cristo.
Foi a maior, a melhor referência e riqueza de humildade, simplicidade e servilismo que conheci. Vovó Maria Felipe era aparentemente desprovida das coisas "mais relevantes" em nossos dias.
Nasceu em uma época e geração muito diferentes da maioria das gerações atuais; no entanto a vovó conseguia se relacionar e criar pontes com todas as gerações que vieram depois dela. Era de uma riqueza afetiva, familiar, culinária e dos valores cristãos difíceis de se encontrar hoje. 
Partilhava tudo, do pouco que tinha, sem reservas e medidas. Impossível ir na casa da Vovó e não comer um dos seus quitutes ou simplesmente desfrutar de um cafezinho passado na hora sentado à mesa e uma conversa olho no olho. Vovó ficaria deslocada nesse mundo digital frio e distante, sem cheiro, abraço, afago e comunhão.
Difícil falar dela e lembra essas e tantas outras memorias afetivas que trazem a esperança sem me emocionar. Vovó faz falta nesse mundo caótico, indiferente, cruel, onde a família está cada vez mais enfraquecida.

Ela está com o Pai! Ao longo de sua jornada a riqueza que ela melhor e mais compartilhou foi sua vida e relação com Cristo Jesus. Ela foi uma das pessoas que o Senhor usou para que a semente do evangelho chegasse ao meu coração. Tantas outras pessoas foram semeadas por ela ao longo de sua peregrinação aqui. Ela é de longe, meu maior exemplo de humildade, servilismo e simplicidade. Sou eternamente grato a Deus pela vida e influência direta da Vovó Maria em minha vida.
Como disse minha mana querida: "A dona Maria, mineira, doceira. Há 5 anos ela foi céu. Aposto que hoje tem festa por lá. Pudim, biscoito de queijo e muitas risadas para os convidados. Claro, porque ela era a top Stand-up comedy da família." 
Vovó era bem humorada e divertida! Que saudade da Vovó! 
Creio e espero o dia que reencontrarei a Vovó. Nas minhas conjecturas, acho que ela vai nos receber (os que conviveram com Ela e entenderam o verdadeiro sentido dessa vida) junto com Cristo, como recebia quando estava aqui - mesa posta, café novinho quentinho, biscoito ou bolo e a eternidade para desfrutarmos juntos com nosso Salvador.
Os que tem avô ou avó aproveitem eles ao máximo!


Texto de Leandra Felipe 
(poetiza favorita, minha Maninha e neta da Vovó Maria) 
Quando eu era pequena minha avó fazia pirulitos assim na casa dela. As forminhas de alumínio eram um "bem precioso" que ela usava sempre que havia muitos netos em sua casa. Dona Maria Felipe faria aniversário hoje. E essa noite sonhei com ela. Sonhei que estava na casa dela ajudando a fazer pirulito, me divertindo, sorrindo com ela. Bom sonho eu tive. E deixo aqui registrada minha homenagem a ela, que partiu há dois anos e dez meses. E esse dia sempre será lembrado. Tive o privilégio de comer pirulito feito por ela tantas vezes e celebrar tantos aniversários! Que abençoada fui!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário