segunda-feira, 16 de julho de 2012

Separados para Cristo!


“... antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,... (1Pd.3:15)

Pedro, também, passou por um seminário de teologia e escola missiológica. O curso dele durou três intensos e marcantes anos. Quem quiser conhecer melhor, é só ler os evangelhos, esta tudo registrado lá. Nesse seminário Pedro teve um único professor num período de três anos. Cristo Jesus foi seu mestre.
Após os três anos de caminhada com cristo e os longos anos seguintes, sobre a direção e consolo do Espírito Santo, encontramos outro Pedro, diferente daquele pescador. Ele realmente havia sido transformado pelo Senhor Jesus, definitivamente ele havia se convertido e estava disposto a dar sua vida pelo Seu Senhor.
Em Atos 5:27-32 Quando novamente foram interrogados pelo sumo sacerdote sobre a ordem que tinha dado para não ensinarem mais sobre Jesus, Pedro e os apóstolos responderam que continuariam anunciando em obediência a Jesus e não em obediência aos homens.
Preste atenção na enorme diferença do comportamento de Pedro. O mesmo apóstolo que, pelo medo de sofrer e morrer, havia negado Jesus 3 vezes agora estava disposto a morrer pelo nome Dele. Esse é o fruto de uma mudança. Nesse momento, Pedro não apenas cria em Jesus mas também, o amava completamente com um amor incondicional.
A morte de Pedro – Pedro permaneceu nesse propósito até o fim de sua vida. Foi morto porque decidiu pregar o Evangelho e jamais negar o nome de Cristo novamente. Segundo historiadores, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por não se sentir digno suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor havia morrido.
As cartas de Pedro – A transformação pela qual passou Pedro ainda pode ser observada em suas cartas. Pedro inspirado pelo Espírito Santo, escreveu para que todos nós andemos em temor durante toda a nossa vida.
Primeiro, o Espírito Santo transformou Pedro e depois o inspirou para escrever sobre toda a transformação que havia ocorrido em sua vida, pois ele passou a entender o que é amar ardentemente Jesus Cristo.
Escrevendo sobre o amor, Pedro estava revelando o que realmente havia aprendido com Aquele, que mais nos amou. Ele estava escrevendo sobre o amor que sentia pelo Senhor Jesus, um amor incondicional que renuncia a si mesmo e nega as suas próprias vontades.  
Pedro finalmente havia entendido que Jesus havia sido condenado injustamente para que nós não fôssemos condenados em seu lugar.
Em suas cartas, o novo Pedro ensinou sobre mansidão. Esse comportamento é bem contrastante com aquele velho Pedro impulsivo. E nessa passagem escrita por esse Pedro transformado e inspirado, vamos pensar em alguns pontos.

Separar e consagra nosso coração a cristo
“...antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração;...”
O Apostolo Pedro emite uma ordem aos ouvintes dessa carta. santificar a cristo como senhor em seu coração. Santificar tem o sentido de: separar, aplicar, consagrar e dedicar. Devemos santificar ou separar o nosso coração. Coração é a parte central da existência humana. Salomão adverte que: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem às fontes da vida." (Pv.4:23). Devemos separar nosso coração a Jesus Cristo. Quando o Coração é Controlado por Jesus Cristo, o cristão dedica toda sua vida a Ele. Devemos cuidar e lutar para que nosso coração não seja, separado e consagrado para outras coisas. Não santifique, consagre ou separe seu coração aos seus desejos pessoais, a sua profissão e carreira. Não santifique, consagre ou separe seu coração a uma denominação, ao seu ministério pessoal ou aos seus interesses eclesiásticos pessoais. Santificar, consagrar ou separar o nosso coração somente a Jesus Cristo. É isso que Pedro adverte.
Santificar, consagrar ou separar o nosso coração a outras coisas é um risco que deveremos lutar durante toda nossa caminhada cristã. C.S.Lewis disse que para santificar ou separar nosso coração para cristo: “temos de perder o que agora chamamos de nós mesmos. temos de sair de nós mesmos e entrar em cristo. A vontade dele tem de ser a nossa vontade. Os pensamentos de Cristo tem de ser os nossos pensamentos.” Santifiquem a cristo em seus corações diariamente. pois, diante dos desafios que o mundo nos trará, será vital essa orientação que Pedro nos deixou para praticar.


Responder com Mansidão e Temor sobre a razão da nossa fé
“...e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor,/ a qualquer,/ que vos pedir a razão da esperança que há em vós,...
Se santificar ou se separar para o que? Para qual motivo e causa vocês vão se santificar e se separar? 
Se santificar ou se separar para estar prontos e preparados para testemunhar, propagar, divulgar, difundir e responder a todos que forem impactados pela sua vida santificada, consagrada e separada para Jesus Cristo.


Pedro fala da “...razão da esperança que há em nós...”. Quando fala disso, ele fala da vida eterna, por meio de cristo. E essa vida eterna que almejamos e alcançamos em Cristo, deve ser demonstrada e deve confrontar as outras pessoas por meio da santificação e separação de nossa vida e nosso coração a Cristo Jesus.
E assim “...responder com mansidão e temor...” quando santificamos nossos corações a cristo, devemos exercitar a mansidão e respeito para com todas as pessoas. Devemos nos esforçar para demonstrar mansidão para aqueles que não estão em Cristo ou que são espiritualmente fracos. Em nossa conduta, devemos fazer todo o possível para mostrar honra e respeito para com Deus e para com aqueles que Deus colocou à nossa volta. Ao nos santificar provocaremos nas pessoas à nossa volta um questionamento e confrontação. As pessoas serão instigadas, serão estimuladas e intrigadas pela nossa maneira de viver, assim como Jesus Cristo atraia e confrontava as pessoas a sua volta.
conclusão
John Stott faleceu em 2011 aos 90 anos de idade. Ele dedicou plenamente sua vida a cristo. Foi um exemplo de vida dedicada a cristo. Em seu livro “Ouça o Espírito – Ouça o Mundo” Stott diz: Que essa santificação, consagração, separação e compromisso de nosso coração a cristo têm dimensões:
à Dimensão Intelectual (submeter nossas mentes ao jugo de cristo);
à Dimensão Moral (aceitar seus padrões e obedecer às suas ordens);
à Dimensão Vocacional (gastar nossas vidas em seu serviço libertador);
à Dimensão Social (procurar impregnar OS VALORES DE CRISTO NA nossa sociedade);
à Dimensão Global (zelar pela honra e glória de seu nome).
Em outras palavras devemos nos entregar a Cristo integralmente, até o mais, profundo do nosso ser, que é o nosso coração. Estamos vivendo tempos difíceis. Tempos em que temos que fazer defesa da nossa fé em Cristo. Só conseguiremos corresponder ao anseio das pessoas a nossa volta, presas nesse mundo, se antes nos santificarmos, consagrarmos e separarmos os corações a Cristo.
É uma perca enorme ver vocacionados, obreiros e cristãos ficarem presos em suas ambições pessoais e denominacionais. Quando nos esquecemos de Cristo estamos de certa forma o negando como Pedro um dia errou. Cristo deve ser nossa maior e mais intensa prioridade. Nossa caminhada cristã ou “carreira cristã”, como dizia Paulo, só tem êxito se nos dedicamos, consagramos e santificamos nossos corações a Jesus Cristo.
Pedro passou três anos com cristo diariamente. Seu seminário foi intenso e inigualável. E mesmo assim, negou a Cristo. Pedro negou por não compreender o propósito de Cristo até aquele momento. Depois, quando foi alcançado novamente pela graça, misericórdia e perdão, Pedro passou a viver uma vida dedicada, consagrada, separada e santificada a Cristo.

por Leonardo Felipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário