segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Imagem & Semelhança



“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn.1:27)
A criação especial de Adão e Eva mostra que, no pináculo da criação divina, fomos criados mais semelhantes a Deus do que qualquer outra criatura, nomeados para reger o resto da criação. Mas, porque o Homem e a Mulher foram criados? Wayne Grudem responde que Deus não precisava criar o homem, mas nos criou para a sua própria glória.  Deus nos criou para a sua própria glória. Na análise da independência divina, observamos que Deus se refere aos seus filhos e filhas das extremidades da terra como aqueles “que criei para minha glória” (Is.43:7; cf. Ef.1:11-12). Portanto, devemos fazer “tudo para a glória de Deus” (1Co. 10:31).
Esse fato garante a relevância da nossa vida. Percebendo que Deus não precisava nos criar, e que não precisa de nós para nada, poderíamos concluir que nossa vida não tem a menor importância. Mas as Escrituras nos dizem que fomos criados para glorificar a Deus, indicando que somos importantes para o próprio Deus.
Outro ponto interessante é sobre qual é o nosso propósito na vida?  Nosso propósito deve ser cumprir a meta para que Deus nos criou: glorificá-lo.
E o que significa “imagem e semelhança de Deus”? De todas as criaturas que Deus fez, só de uma delas, o homem e a mulher, diz-se ter sido feita “à imagem e semelhança de Deus”.  O que isso significa? Podemos usar a seguinte definição: o fato de ser o homem à imagem de Deus significa que ele é semelhante a Deus e o representa. Não somos iguais a Deus, nem somos Deusinhos, somos a sua imagem e semelhança. Refletimos, ou deveríamos refletir sua Imagem ante a criação e universo criado.
De fato a queda da Humanidade com a desobediência de Adão fez com que a imagem de Deus no homem ficasse distorcida, mas não perdemos essa característica. Jerram Barrs em seu livro Essência da Evangelização diz que todos os seres humanos, até mesmo o mais afastado de Deus guarda em si “traços da imagem e semelhança de Deus”.
E é somente na redenção em Cristo que temos a recuperação gradual da imagem de Deus. No entanto, é animador abrir o Novo Testamento e ver que nossa redenção em Cristo significa que podemos, mesmo nesta vida, gradualmente crescer cada vez mais na semelhança de Deus. Por exemplo, Paulo diz que como cristãos temos uma nova natureza, que “se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.10).
Somos Imagem e Semelhança de Deus! Criados para sua gloria e para glorificá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário