segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Esperança



por Leonardo Felipe


"Essa esperança é para nós como âncora da alma, firme e segura,..." (Hebreus 6:19a King James)

Quando olhamos a nossa volta percebemos uma força cada vez maior, a desesperança. A desesperança (falta de esperança) está constantemente nos surpreendendo quando menos esperamos e quando menos podemos encontrá-la.

A Esperança está em escassez e em extinção nessa vida tão corrida, sufocante e desigual. A esperança é vital para o viver. Assim, sem esperança, a vida torna o cotidiano pesado, enfadado, carregado, sufocado e angustiante.

Há um ciclo vicioso de desesperança que nos arrasta por um processo de ações indiferentes, omissas, egocêntricas, individualistas e orgulhosas. O dia-a-dia é cada vez mais do tipo: "cada um por si...".  O que nos torna ou nos faz agentes da desesperança.

Sem a esperança perdemos a firmeza e a segurança como escreveu o autor da carta aos Hebreus. Somos a geração dos inconstantes e descomprometidos. Agimos com desesperança em ações simples e complexas.

Assim, vivemos tempos difíceis e complicados. É o tempo dos desiludidos, desanimados, desacreditados e incrédulos. Viver sem esperança é algo rotineiramente comum e quase normal.

Falta de esperança que faz algumas pessoas de todo o tipo, lugar e classes sociais tirar a própria vida. A falta de esperança; que arrasta um número crescente de pessoas; que cresce exponencialmente; para a depressão, vícios e inércia.

E se a "Esperança é a última que morre!" então alguns sonhos, projetos pessoais, planos e objetivos estão enterrados devido à plena força da desesperança.

Esperança que ninguém tem mais na política. Esperança cada vez menor na justiça oficial. Esperança que está em um rápido processo destrutivo, desconstruindo e de descrédito na religião, família, humanidade, fraternidade e tolerância.

Esperança simples, de acreditar e esperar que vai dar certo é cada vez menor. Esperança vital pra fazer o sujeito e a pessoa levantar e ir atrás do essencial, esgotando-se dia-a-dia.

Esperança desumanizada e extremamente coisificada. Esperança sempre para bens de consumo e quase inexistente para o bem comum!

Esperança é nossa âncora para seguirmos, caminharmos, prosseguirmos e vivermos. A esperança é a âncora que torna o viver seguro, mesmo em meio a todo e qualquer tipo de insegurança. A esperança é a âncora que permite nossa existência firme e não volúvel ativa e não passiva cheia de significado e não irrelevante.

Esperança! Essa esperança está disponível a nós por meio de Jesus o Emanuel – Deus conosco!



Nenhum comentário:

Postar um comentário