segunda-feira, 6 de abril de 2015

Páscoa já sinto saudade!


por Leonardo Felipe

É na Páscoa que celebramos o fato mais importante da história. Fato que dividiu a história é que determinou os principais valores, crenças e a cosmovisão do mundo. Qualquer acontecimento seja o mais significativo que tenha sido está sobre o crivo do tempo do Emanuel. Todas as pessoas por mais “importante” ou “insignificante”, que seja considerado, vive e morre sob a luz da existência de ser antes ou depois de Cristo. O Cordeiro Pascal veio na plenitude dos tempos e dividiu as eras e a história da humanidade.
A Páscoa deveria ser o principal momento e período de celebração da cristandade. Período de recordar, relembrar, celebrar e proclamar o Messias Redentor e Senhor Jesus Cristo. Não vejo há Páscoa um momento de fiéis se submeterem a qualquer tipo ou meio de sacrifício ou penitência, pois Cristo pagou toda nossa dívida e sofreu todo sacrifício que deveríamos passar.
Na Páscoa celebramos nossa redenção – que é o ato ou efeito de redimir de remir. Remir significa resgatar, redimir, remover algo ou alguém do poder ou domínio de outrem. Fomos remidos por Cristo dos nossos pecados, de nós mesmos (nossa natureza pecaminosa), do maligno e da morte eterna que é a eternidade sem a presença de Deus.
Páscoa é a morte de Cristo em nosso lugar, é a remissão dos nossos pecados, é o perdão de nossa condenação à morte, é o livre acesso à Deus por meio de Cristo, é a libertação da escravidão do pecado, é a chegada da vida eterna a todos que em Cristo acreditar, é a vitória da vida que é Cristo sobre a morte e qualquer forma de manifestação de morte que existir.
Portanto, Páscoa é recomeço, nova chance, oportunidade, milagre ( morte que não segura a vida), perdão, reconciliação, renovação, salvação, esperança, libertação, transformação, vida eterna, compaixão, sacrifício de Cristo e amor. O Deus de amor agiu num momento específico, por meio do Emanuel, pra resgatar a humanidade e dar a maior e mais linda prova de amor que já existiu. A parte dEle já foi cumprida e cabe a nós somente relembrarmos e celebrarmos.
A única forma de você continuar celebrando a Páscoa com coração cheio de gratidão, esperança, paz, dedicação, entrega e adoração é mantendo o foco no real motivo da Páscoa que é Cristo nosso cordeiro Pascal. Muitos na cristandade mal se lembra da época e período, reflexo da vida espiritual de zumbi, alienado e umbigo-centrica que levam. Chegam a afirmar, no alto de seus tronos de verdade: “o período da Páscoa é apenas data religiosa e comercial que me abstenho de participar”.
De fato a Páscoa, assim como as outras datas importantes da cristandade, ganhou secularmente conteúdos e personagens comerciais de nossa época muito fortes. Não perceber isso é infantil. Mas, deixar de celebrar, comemorar e proclamar a Páscoa é deixar de ensinar, encucar e proclamar para as gerações mais novas e recém chegadas o seu verdadeiro sentido e significado. Uma  vez que o sentidos secundários e errados são muito bem propagados e apreendidos.
E as gerações antigas do meio cristão também são edificados ao manter um atitude firme e fiel diante do período de celebração da Páscoa. Pois mostram sua fé publicamente, sua dependência e carência ao cordeiro Pascal. Também, e não menos importante, cumprem com a ordem de “ir e ensinar todas as coisas”. O problema é que vivemos uma era do descompromisso e do egocentrismo, que com relação a Páscoa reflete em crentes distantes e desinteressados em celebrar e vivenciar em comunidade a data. 
Pra mim o melhor época do ano é o período da Páscoa! Tenho vontade de falar ensinar e dizer o que é, como surgiu, como ocorria e o principal significado. Esse ano justamente no feriado da Páscoa fiquei fortemente gripado, e de molho em casa, pude orar e meditar muito na Bíblia sobre a Páscoa.
Que privilégio podermos comemorar e celebrar a Páscoa é assim, temos a honra de ensina-la as novas gerações de cristãos que estão chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário