terça-feira, 13 de outubro de 2015

Culpa

 por Leonardo Felipe

Sentir a presença sombria da culpa e da condenação, mesmo depois de confessar, reconciliar e se submeter a dolorosa restauração; é algo ruim é difícil de entender dentro de um ambiente em que se professa a fé das boas novas de Cristo.
É cada vez mais difícil de se achar corajosos que assumem e confessam debilidades, vícios, pecados, falhas e tropeços. Essa atitude nobre é o mínimo que se espera daqueles que seguem os princípios bíblicos. 
Ao cumprir ou praticar a orientação divina de confessar e restaurar o delito, pecado e debilidade em muitos casos perde-se completamente ou parcialmente a credibilidade, respeito e dignidade e passa-se a viver à sombra de olhares sombrios de desconfiança, rejeição, repulsa, desprezo e isolamento.
No meio do caos após a confissão, pode se até ser acusado de ter feito algo muito pior do que se confessou, pois quem sofreu com o erro ou pecado confessado é acometido com o desejo raivoso de se vingar e fazer justiça com as próprias mãos. 
A culpa sombria, fria e indiferente passa a acompanhar o dia-a-dia do confesso. Essa culpa sombria é muito forte em determinados lugares perto daqueles que o confesso se retratou. Carregar o peso do que foi confessado e do que foi retratado gera outro peso, o peso de imprestável ou inapropriado.
É difícil ocorrer reais oportunidades do confesso recomeçar; sobra a esse, o isolamento e a exclusão gradativa e velada; fato bem comum em boa parte dos meios de convivência dos frequentadores de culto religioso. 
Mas, não é preciso perder a fé e nem a paz, mesmo em meio a esse caos em que se pode entrar após se confessar e se tentar restituir os erros, delitos e pecados. 
"De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados
nas profundezas do mar" (Mq. 7:19). O Senhor lança nossos pecados no mar do esquecimento enquanto internamente nossa consciência tem força para nos acusar e externamente encontramos os olhares sombrios de acusação e reprovação.
E podemos “ir ao Senhor, todos nos que estamos cansados e sobrecarregados, e Ele nos dará  descanso." (Mt.11:28). Qualquer carga e sobrecarga podemos lançar sobre Cristo nosso redentor. 
Por pior que se tenha andado ou por mais fundo do posso que tenha-se descido nada pode "nós separar do amor de Deus que está em Cristo" (Rm.8:39)
Para Cristo podemos confessar nosso lado mais sujo, cruel; para o Senhor podemos expor o pecado mais escandaloso e o vício mais escravizador; que teremos perdão, restauração e paz! Assim, em Cristo, a culpa é substituída pelo perdão, alegria e amor.

Fica na paz'!





Nenhum comentário:

Postar um comentário