terça-feira, 22 de maio de 2012

Priorizar

Certa vez após uma conversa pela Internet com uma conhecida em outro estado, fiquei pensativo devido à grande pressão que ela estava sofrendo. Ela estudava muito; fazia faculdade de medicina, e sofria intensa cobrança da igreja que freqüenta em sua cidade. Ela desabafou que os líderes da igreja, exigiam dela, uma maior e constante participação e envolvimento nas atividades eclesiásticas. Suas palavras eram tristes, e uma dúvida pairava em seu coração: “Será que estou sendo rebelde por me dedicar mais aos meus estudos, do que as atividades da Igreja?”.
Como o Apóstolo Paulo escreveu para a igreja em Corinto: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (ICo. 10:31).” Profundo este texto! E à luz do mesmo recomendei que essa colega fizesse seu curso de forma que Deus fosse Glorificado. Temos que exaltar o nome dele não somente no ambiente da Igreja. Ser um irmão abençoado na igreja é fácil! Porém, o lugar onde, de fato, devemos resplandecer a luz de Jesus é fora, no mundo, onde a almas para serem alcançadas.
Paulo foi uma pessoa com ministério amplo, forte, marcante e poderoso. A Bíblia conta uma particularidade de Paulo em seu Ministério. Observe o que diz,...!Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.  Lá, encontrou certo judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.  E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.  E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos (Atos 18:1-4).”
Paulo teve que mudar de cidade, se mudar para Corinto, e lá se encontrou com um Casal (Áquila e Priscila) e ali juntamente com o casal começou a desempenhar sua atividade profissional secular – “Fazedor de Tendas”. Note o que o Verso 4 diz: “...E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos...”. Paulo durante um período de sua vida desempenhou uma atividade secular sem deixar de fazer a obra de Deus. “...E todos os sábados...” o Apostolo e o referido casal separou um dia da semana para evangelizar e fazer a obra de Deus. 
Não estou aqui defendendo que devemos fazer o que os Adventistas fazem, que separam o sábado para seu descanso e atividades na Igreja. Quais são as nossas prioridades hoje? Se Deus ainda não te chamou para um ministério integral,  não devemos abandonar nossas atividades ou deixar outras atividades como um curso secular ou trabalho. Não ceda a pressão. Como o Sábio Salomão escreveu em Eclesiastes 3:1-8 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.” 
Paulo, passou um tempo desempenhando uma atividade secular antes de atuar no ministério em tempo integral; depois de trabalhar em Corinto como Fazedor de Tendas, se tornou um missionário em tempo integral, confira: “Atos 18:5 Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus...”. Jesus até trinta anos foi um Carpinteiro em Belém, só depois dos trinta anos Cristo Jesus, iniciou seu “Plano Emanuel”, Salvador e Redentor, de três anos. Devemos saber quando é o tempo de nos preparar e esperar. E oro para que o propósito que Deus colocou no seu coração seja ampliado, confirmado e que essa convicção seja cada vez mais firme. E que “... o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades (Fp.4:19)” e ”Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela(Sl.127:1).”

por: Leonardo Felipe




Nenhum comentário:

Postar um comentário